panorama da cidade de são paulo

beco do pinto
7.10.2023 - 9.6.2024

O Museu da Cidade de São Paulo e o Departamento dos Museus Municipais da Secretaria Municipal da Cultura apresentam Panorama da Cidade de São Paulo, um projeto de Jaime Lauriano criado especialmente para as escadarias do Beco do Pinto. Por ocasião da abertura, que acontece no dia 7 de outubro, das 14h às 17h, o Coletivo Legítima Defesa realizará um cortejo performático que se iniciará às 15h no Pateo do Collegio em direção ao Beco do Pinto


Panorama da Cidade de São Paulo é um desdobramento de uma série recente em que o artista cria releituras de grandes pinturas históricas dos séculos XIX e XX, de caráter acadêmico e oficialesco, que representam e idealizam fatos da História do Brasil, buscando reprocessar estas imagens que narram a construção do conceito de história do Brasil. A pintura em questão é uma das obras mais importantes da iconografia paulistana do século XIX, encomendada por d. Pedro I, foi pintada pelo artista francês Arnaud Julien Pallière.


A poética de Jaime Lauriano revisita símbolos, imagens e mitos formadores do imaginário da sociedade brasileira, tensionando-os a partir de proposições críticas capazes de revelar como as estruturas coloniais do passado reverberam na necropolítica contemporânea. Desse modo, o artista reproduz a pintura e a altera com adesivos, desenhos e inscrições. Suas alterações buscam modificar o caráter fortemente idealizado da cena, removendo personagens e acrescentando outros elementos, muitos deles contemporâneos, de forma a destacar as implicações e as formas de violência que perpassam a história brasileira e que são vigentes ainda no presente. 


Para a apresentação do Beco do Pinto, o panorama alterado foi dividido e reproduzido em três painéis de grandes dimensões que serão dispostos nos três diferentes níveis da escadaria do Beco. Nos painéis, as imagens serão duplicadas/alteradas a partir de uma técnica de imagem em movimento. Assim, a paisagem reproduzida poderá ser visualizada em sua integridade somente a partir do deslocamento do espectador no espaço.