olho da rua – o livro da música do filme

nara roesler são paulo
6 9 2023

A Nara Roesler São Paulo tem o prazer de apresentar o cine-concerto dos filmes Jogos dirigidos [57’’] e Olho da rua [25’’], de Jonathas de Andrade, com trilha sonora executada ao vivo por Homero Basílio, Emerson Rodrigues e Antonio Barreto. A sessão especial dos filmes na galeria, acontece no dia 6 de setembro, a partir das 19h. Na ocasião, também será lançado o livro Olho da Rua — o livro da música do filme (Impressões de Minas Editora, R$ 90). O evento é gratuito e aberto ao público.

 

Olho da Rua — o livro da música do filme nasceu do desejo de Jonathas e Homero de evidenciar a simbiose entre a imagem e o som na parceria da dupla. A publicação conta a história de um filme a partir de sua música e esmiúça os procedimentos dos dois criativos, enfatizando ainda os múltiplos processos colaborativos que alicerçaram o filme, gravado na Praça do Hipódromo, no Recife, com um elenco formado por cerca de 100 pessoas em situação de rua.


No filme, esse grupo de pessoas se reúne para uma celebração. Em um dia atípico e utópico, onde não há qualquer sorte de problemas, essa grande família vibra a potência da coletividade e dos encontros, evidenciando as pulsões de vida e contestação política que permeiam suas vivências. Com um songbook com as partituras e a história de seus instrumentos, o livro ecoa, em cena e som, as vozes de seus criadores, estabelecendo um diálogo com o Teatro do Oprimido de Augusto Boal, método que instigou as proposições teatrais da obra. 


O livro conta com fotografias e ilustrações inéditas, textos por Jonathas, Homero e Márcio Bastos, projeto gráfico assinado por Priscila Gonzaga e evidencia a tapeçaria sonora de Olho da Rua — uma rica textura que nasce da mistura de instrumentos de raízes indígenas e de todo o mundo, orquestrada pela ampla e diversa experiência musical de Homero.


Olho da rua — o livro da música do filme será lançado em uma edição especial de apenas 300 exemplares, já disponíveis para pré-venda. Na caixa, impressa em serigrafia, há um volume com apresentação das cenas, anotações teatrais e história dos instrumentos; um songbook com as partituras ato a ato; e um miniposter criado para o livro, mostrando os instrumentos que dão vida à trilha sonora. 


Na sessão especial a ser realizada na Nara Roesler São Paulo, Homero Basílio, Emerson Rodrigues e Antonio Barreto executarão ao vivo a trilha de ambos os filmes. A ação inédita em São Paulo, aconteceu primeiro na cidade do Porto, em Portugal, durante o programa Oásis, do Batalha Centro de Cinema e, mais recentemente, no Recife.

 
Saiba mais sobre a publicação.