imagem e palavra

museu de arte do espírito santo (maes), vitória, brasil
4.10.2022 - 23.4.2023

Obras da Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), da Ufes, ocupam a sala permanente do Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) a partir desta terça-feira, 4. Trata-se da exposição Imagem e Palavra, uma seleção de 12 obras de dez artistas que integram os acervos das instituições. A mostra já está aberta ao público e tem entrada gratuita.

 

Do acervo da Gaeu, estarão expostos trabalhos de Rubens Gerchman, Antônio Henrique Amaral, Nice Avanza, Paulo Bruscky e Elpídio Malaquias; do Maes, além de outra obra de Malaquias, a mostra reúne produções de Fernando Accarino, Geovani Lima, Rosindo Torres, Néle Azevedo e Uiara Bartira. A exposição fica aberta à visitação até o dia 23 de abril de 2023, de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas. O Maes fica localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, 631, no Centro de Vitória.

 

Segundo o diretor do Maes e curador da mostra, Nicolas Soares, o elo dos trabalhos é a escrita, não necessariamente como elemento central, mas como possibilidade narrativa. "As imagens estão organizadas em algo que é maior, algo que está na cultura. Determinadas palavras trazem determinadas imagens. A exposição quer colocar um contraponto: como uma palavra pode trazer outras imagens, assim como o poder narrativo das imagens pode construir múltiplas histórias e manifestações", explica Soares.