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A Nara Roesler New York tem o prazer de apresentar VOLUMENS, primeira individual de Rodolpho Parigi na cidade, que reúne em torno de 35 pinturas inéditas realizadas ao longo dos últimos dois anos. 


O título da mostra remete a um elemento pictórico amplamente empregado na obra de Parigi ao longo de sua trajetória: a criação de elaboradas volumetrias em uma mídia bidimensional como a pintura. Essa característica pode ser vista na obra de artistas históricos, muitos deles referências para o artista, como Pablo Picasso e Tarsila do Amaral. Em VOLUMENS, porém, suas obras de cores intensas e formas de aspecto “maleável” e ambíguas, se assemelham a partes de corpos, órgãos, formas biomórficas e abstrações escultóricas. 


Ao longo do último ano, o artista pensou a mostra através das “aproximações” que os trabalhos podem estabelecer entre si. Ainda que a volumetria seja amplamente empregada nas pinturas, as formas que compõem os elementos representados apresentam certa maleabilidade, como se estivessem se “metamorfoseando”. Assim, pinturas que guardam semelhanças entre si, sejam elas temáticas ou formais, são mostradas em conjunto, destacando o percurso poético do artista e desdobramentos de suas investigações pictóricas. 


Nas palavras de Parigi: “Eu desenho e pinto as figuras com a vontade de transfigurar corpos e ideias pré estabelecidas, confusão de gêneros e a exploração das fronteiras entre imagens reais ou simuladas. Corpos são fundidos e remodelados para transformar a superfície da tela ou do papel, onde contenções e expansões são negociadas dentro do limite físico do suporte”.


Estão presentes na exposição referências a artistas e momentos da História da Arte, em especial o Surrealismo, que completa neste ano o seu centenário. A ambiguidade das formas e seu exuberante colorido conferem às composições um aspecto onírico e absurdo, que se aproxima das propostas da vanguarda artística. Parigi ressalta que o desenvolvimento dos trabalhos foi uma espécie de mergulho em seu próprio subconsciente: “Meu trabalho acontece a partir do conflito entre realidade e ficção. A partir de desenhos, pinturas e performances exploro um universo imagético de ficção auto imaginado, habitado por figuras híbridas ou andróginas de beleza estranha, formas que habitam a superfície como corpos vivos que poderiam até mesmo respirar ou se mover”.

 

Vistas da Exposição

Vista da exposição VOLUMENS, Nara Roesler New York, 2024. Foto: Charles Roussell. Cortesia do artista e Nara Roesler.