sobre

A Galeria Nara Roesler tem o prazer de apresentar um projeto individual do artista cubano Marco A. Castillo para sua viewing room online na Frieze 2020. Castillo, um dos fundadores do coletivo Los Carpinteros, desenvolve, em sua carreira solo, um trabalho que revela o interesse pela história de Cuba e pelas mudanças sociais e culturais ocorridas no país após a revolução. Castillo realiza uma ampla investigação sobre os campos da arquitetura, do design e da escultura, aspectos fundamentais de sua prática artística, marcada por instalações, desenhos e esculturas que se relacionam com o espaço e negociam, com notável humor, o funcional e o não funcional.


Em consonância com o movimento global de revisionismo histórico, Castillo reflete sobre o processo de modernização de Cuba durante as décadas de 1960 e 1970, fazendo referência, a todo momento, a influentes artistas, arquitetos e designers cubanos. As esculturas e os trabalhos em papel de seu mais recente projeto combinam elementos do design moderno e do socialismo realista do período soviético a técnicas e materiais cubanos tradicionais – incluindo a madeira de mogno e a treliça de palha, além do desenho gráfico daquelas épocas.


Recentemente, o artista tem concentrado seu trabalho em reinterpretar obras de figuras-chave daquilo que chama de uma “geração esquecida”, como Gonzalo Córdoba, María Victoria Caignet, Rodolfo Fernández Suáez (Fofi), Joaquín Galván e Walter Betancourt. Assumindo um ponto de vista político, Castillo busca seguir a trilha deixada por esses artistas históricos, ao mesmo tempo que se afirma enquanto defensor e propagador da herança artística cubana.


A viewing room poderá ser visitada de 8 a 15 de maio, com um preview VIP de 6 a 8 de maio.
Clique aqui para se registrar e acessar.